A tinta utilizada nas impressoras é caríssima. Isso já todos nós sabemos. Se ainda não sabia, faça as contas e chegará à brilhante conclusão de que um litro da tinta utilizada nas nossas impressoras é mais caro do que um litro de qualquer  perfume de marca que encontra em qualquer perfumaria.

Então não seria excelente se houvessem ideias ou dicas que nos ajudassem a poupar a tinta das nossas impressoras? Poupando na tinta, poupamos na carteira!

Claro que sim. Se pretende prolongar a vida dos tinteiros da sua impressora, poderá por exemplo, reduzir a qualidade dos trabalhos que vai imprimir. Imprima em modo rascunho (draft em inglês).

Mas isso já eu faço. E não há mais nada que se possa fazer?

Sim, há. Utilize um tipo de fonte chamado “Ecofont” que permite poupar até um máximo de vinte por cento de tinta na impressão de textos, em comparação com a impressão tradicional.

Saiba também, que se possuir no seu computador um tipo de letra chamado Century Gothic, e ao utilizar esta fonte, também irá obter boas poupanças ao nível do consumo da tinta da sua impressora. Mas a "Ecofont" ainda consegue poupar mais tinta que a Century Gothic!

A "Ecofont" foi um tipo de letra criado por uma agência de comunicação holandesa chamada Spranq, que teve a excelente ideia de reduzir as letras sem que as mesmas se tornassem ilegíveis.

E como é que o "Ecofont" consegue tal milagre?

Simples: Removendo pequenos círculos no interior dos caracteres!

Veja como funciona a "Ecofont"…


Quer fazer o download (baixar no Brasil) de um tipo desta letra ecofont?

Após o download só terá de descompactar e instalar a fonte. A fonte ficará imediatamente disponível para todas as suas aplicações que utilizem tipos de letra (Word, Excel, etc). Na lista de tipos de letra dessas aplicações, a ecofont surgirá com o nome Ecofont Vera Sans regular.

Também existe o software Ink Saver. No entanto esta é uma solução paga. Mas pense assim: a poupança que o Ink Saver lhe irá permitir, irá possibilitar abater o dinheiro investido na compra deste software. Será como que um pequeno investimento. O problema é que na altura em que esta dica está a ser escrita, a loja Ink Saver em inglês não está disponível. Só a versão em japonês. Se alguém dominar a língua japonesa então neste caso irá conseguir safar-se. Fique de olho no site e talvez a versão em inglês volte a ficar ativa.

Mais alternativas para poupar tinta dos cartuchos das nossas impressoras: encha você mesmo os tinteiros em vez de comprar tinteiros novos ou compre tinteiros reciclados ou de marca branca.

Se for do interesse geral dos leitores do blogue, poderemos começar a publicar dicas relativas a explicar o modo de reenchimento dos tinteiros das nossas impressora.