A sua geladeira deve ser lavada e higienizada de vez em quando. As bactérias existem em todo o lado. Até na sua geladeira. Sim elas estão lá dentro. Não morreram. O que o frigorífico faz é baixar a velocidade a que as bactérias degradam os alimentos. Por isso é que os alimentos duram mais tempo dentro da geladeira do que se estivessem cá fora.

Faça a limpeza do seu frigorífico, de acordo com as vezes em que faz as suas compras. Se faz as compras uma vez por semana, lave a geladeira uma vez por semana. Se as compras forem feitas de quinze em quinze dias, lave a geladeira de quinze em quinze dias.

O número de vezes que as compras são feitas por semana, costuma estar relacionado com o tamanho da família que mora em casa. Se é uma família numerosa, as compras costumam ser feitas todas as semanas. Se é uma pessoa solteira, poderá fazer compras de duas ou de três em três semanas.

Comece a limpeza da sua geladeira, tirando todos os mantimentos da geladeira.

Coloque oito gotas de detergente neutro por litro de água. Se preferir, pode limpar toda a geladeira, com uma solução de água e vinagre de maçã (que é bactericida) na mesma proporção. Não se esqueça de passar a solução até na borracha da porta.

Espere uma hora. Se estiver com pressa,



passe logo uma solução de um copo (300ml) de água com bicarbonato de sódio. Adicione o bicarbonato de sódio, e só pare quando o bicarbonato se depositar no fundo (mais ou menos 90 gramas).

Para retirar o mau cheiro da geladeira ou impedir que o mau cheiro apareça, além do bicarbonato que você já passou por toda a geladeira anteriormente, coloque um copinho de café descartável na porta da geladeira. Um na parte superior e outro na inferior, com bicarbonato de sódio. Este copinho com bicarbonato de sódio vai durar toda a vida. Basta que todas as semanas mexa o bicarbonato de sódio com uma colher.

Se além de impedir o aparecimento do mau cheiro, quiser que a sua geladeira fique com um cheiro agradável, molhe um algodão em essência de baunilha (por exemplo), e coloque num copinho de café descartável na porta da geladeira.