dentes brancos
Como fazer para que os nossos dentes fiquem o mais branco possível?
Ter dentes brancos,
é o desejo de todos nós. É sinal de beleza e de saúde. Ainda para mais, hoje em dia vivemos uma época onde a imagem conta tudo.

Se os seus dentes têm um tom excessivamente escuro, talvez devido a certas manchas, isto pode dever-se a razões externas ou internas. A origem das manchas internas nos dentes está ligada, principalmente, a tratamentos médicos efectuados com base em tetraciclinas, que foram muito empregues, até há alguns anos, na cura de infecções de garganta das crianças. As manchas também podem ter aparecido por traumatismos que degeneraram em hemorragias internas. Neste caso, quando é preciso abrir o dente para aplicar um produto branqueador, é necessário desvitalizar o dente, insensibilizando-o para a aplicação do tratamento.
Todavia, normalmente a diminuição da brancura dos dentes tem um problema externo cuja origem assenta em fatores como a nicotina, o tipo de alimentação, ou a falta de uma boa higiene dentária.

Tome nota, se ainda não o sabe, que os dentes não são brancos. Variam, isso sim, entre diferentes tons de "marfim" que, com o passar dos anos, com a alimentação e diversos agentes nocivos como o café, ou o tabaco, vão escurecendo pouco a pouco. O principal, portanto, consiste em averiguar se a cor da sua dentadura está ou não fora dos padrões normais.

Mantenha uma boa higiene bucal. Os estomatologistas não se cansam de repetir que uma boa escovagem depois das refeições é absolutamente necessária para eliminar as bactérias que vão consolidando a placa que produz o tártaro. O ideal é uma limpeza feita com uma escova de cabeça pequena, suave, com filamentos activos e pontas arredondadas e perfuradas que absorvam bem os restos.

Tratamentos que poderá utilizar para ficar com os dentes mais brancos:
1 - A Limpeza por ultra-sons, consiste na aplicação de ultra-sons, que eliminam a placa bacteriana e não afectam os dentes. É um procedimento bastante simples e, geralmente, económico.

2 - No tratamento com peróxido da carbamida, fabricam-se moldes com o formato dos maxilares inferior ou superior, que servirão para manter o gel de peróxido de carbamida. O gel deve permanecer durante toda a noite bem junto aos dentes, com a ajuda dos moldes. O tratamento dura duas semanas e ficará com um bonito sorriso, pelo menos durante um ano.

3 - O Branqueamento com laser, consiste na fixação do peróxido de carbamida com laser ou com luz de plasma. Trata-se de um sistema mais cómodo e rápido e de efeitos mais duradouros do que a simples aplicação por contacto. Para fixar o branqueador, pode utilizar-se:
• Luz ultravioleta. Ainda que seja mais económico, é o menos fiável e mais lento.
• Luz de plasma. Trata-se de um microprocessador que gera uma luz que fixa o branqueador. É mais rápido e mais eficaz. Este tratamento dura, em média, duas semanas, com consultas de controlo.
• Laser. É um feixe de luz gerado por um laser de érbio cujo efeito é semelhante ao da luz de plasma. Cabe ao especialista escolher o sistema de fixação, de acordo com as características do paciente. Ao fixar o peróxido de hidrogénio com laser, o tratamento fica reduzido a uma única sessão.

4 - As Coroas e facetas de porcelana, são indicadas em casos extremos, pois implica preparar o próprio dente, limando-o e deixando-o muito mutilado, o que não é aconselhável. Mas dura 15 anos, permanecendo a cor dos dentes inalterável. Outra alternativa são as facetas de porcelana, semelhantes a unhas, que apenas requerem que se lime o dente externamente.

Cuidado com os alimentos que "escurecem" os seus dentes:
Chocolate, caramelos, frutas escuras (amoras, carnes vermelhas, molhos escuros, vinagre), café, o chá, o vinho tinto e sumos escuros. Se consumir algum destes produtos, escove os dentes durante, pelo menos, 20 segundos.

Existem alguns truques caseiros para ficar com dentes mais brancos:

1 - Poderá mastigar algumas folhas de salsa, uma vez por dia! Além de branquear, a salsa é boa para evitar o mau hálito!

2 - O morango ajuda a clarear os dentes: esmague 3 a 4 morangos e coloque a pasta obtida sobre os dentes durante um a dois minutos!

3 - Se os seus dentes não forem sensíveis: junte meia colher de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) com uma colher de bicarbonato de sódio. Utilize esta dica apenas uma vez por semana.

4 - Existem também as pastas de dentes existentes mercado com efeito branqueador, que podem ser uma solução, embora tenham um grau de eficácia muito limitado!

5 - Os vegetais, as cenouras, os pepinos, as frutas crocantes, como a maçã, são muito apropriados para a sua boca, pois quase actuam como um detergente natural. Podem, também, comer-se sem receio: ovos, peixe, carnes brancas como o frango, molhos claros, e, quanto a bebidas, são melhores os vinhos brancos que os tintos.
-->