A comida está salgada! E Agora?

Não entre em pânico ou atire a comida para o lixo.

Vamos dar-lhe umas dicas que irão salvar-lhe a "vida" na cozinha.


Água! - Salve comida e molhos salgados adicionando um pouco de água. Comece com uma pequena quantidade, prove e adicione mais até sentir o saber correto.


Poderá ter de adicionar mais ingredientes sólidos à sopa ou ao molho para obter a consistência desejada.  Meta mais massa, arroz ou vegetais que não sejam salgados. Esta opção irá aumentar a quantidade de comida que irá preparar, mas é melhor ter sobras do que atirar uma refeição inteira para o lixo.

Recupere carnes salgadas dando-lhe um banho rápido de água usando água corrente. Seque a peça de carne no final com papel-toalha.
.
O porco ou bacon salgado podem ser livres de sal deixando-os de molho em água durante duas horas. A água vai absorver o sal em excesso.


Adicione ácido! - Recorra a um ingrediente ácido como o vinagre ou o limão para cortar o salgado das sopas e molhos. Adicionando uma pequena quantidade e a situação ficará resolvida.

Contre ataque com açúcar! - Combata o salgado lançado um pouco de açúcar nas sopas, molhos ou outros líquidos. Utilize açúcar mascavado para molhos escuros.


Adicione substância ao prato - Atire mais vegetais, noodles, arroz, ou outros grãos na sua receita de modo a remover o excesso de sal. Mais uma vez terá comida a mais, mas antes isso que atirar comida fora.

Adicione batata: Realidade ou Mito? -  Adicionar uma simples batata ao prato é uma dica antiga que é referida sempre que o problema consiste em remover sal da comida. Esta dica não é consensual. No máximo remove um pouquinho do sal, mas não retira uma quantidade muito grande de sal da comida.

A dica da batata vale a pena ser experimentada, se todas as outras dicas já tiverem sido usadas sem sucesso. Coloque uma batata descascada na sua sopa e cozinhe de forma habitual. Retire a batata antes de servir o prato.

Dicas para prevenir a comida de ficar salgada - É mais fácil prevenir do que remediar. Tenha sempre esta ideia presente de modo a evitar este problema no futuro.

Nunca meça o sal (ou qualquer outra especiaria) sobre a panela, taça ou tigela. É muito fácil enganarmo-nos e deitarmos muita quantidade directamente no prato.

Verifique o sal frequentemente. Diga que é diligência ou paranóia, mas esta é uma excelente ideia. Verifique se o saleiro está devidamente fechado. Esta dica fará com que evite um acidente no futuro.


Procure por ingredientes que contenham sódio. Alguma comida enlatada já tem sal suficiente ou até o tem em demasia. Apesar do que a receita possa dizer, poderá não precisar mais de sal.

Tempere pouco enquanto cozinha e tempere bem no final. Os bons cozinheiros cedo perceberam que é melhor temperar a comida devagar. Sem pressa. O sabor salgado intensifica nas sopas e em outros pratos à medida que a comida é aquecida. Então aguarde pelo final da receita para provar o seu prato e dar o toque final no tempero.

Prove, ajuste, prove e ajuste. É perfeitamente normal ajustar o tempero à medida que cozinha. Tenha cuidado quando provar, de modo a não se queimar. A ponta da sua língua é a parte menos sensível da mesma.  Adicione uma quantidade considerável de comida dà sua boca, de modo a que a língua a possa provar convenientemente.

Melhor ainda. Pare de adicionar sal. Os médicos estão constantemente a avisar-nos para reduzirmos a quantidade de sal. Com o tempo o seu sabor vai habituar-se. É mais saudável.