atletas, desporto, saúde, físicoAs bebidas energéticas isotónicas são muito populares entre os desportistas profissionais e amadores. As bebidas energéticas possuem eletrólitos (iões essenciais à nossa saúde, como o sódio e o potássio) e açúcares que nos ajudam, hidratando e a recuperar as energias.

Com poucos ingredientes comuns é possível fazermos nós mesmos na nossa casa, a nossa própria bebida energéticas com os mais variados sabores e por um preço quase irrisório!

Existem várias marcas no mercado que oferecem este tipo de bebidas cada uma com a sua receita individual. No entanto, quando consumidas regularmente, as bebidas energéticas tornam-se bastante caras, especialmente tendo em conta que são compostas maioritariamente por água mineral.


Uma bebida energética como a Gatorade,tem essencialmente na sua composição:
a) água
b) carbohidratos (em forma de açúcar)
c) sódio
d) potássio

Em 240ml de bebida energética da marca Gatorade temos 14g de açúcar, 30 mg de potássio e 110 mg de sódio.

Conseguimos facilmente, reproduzir esta composição em nossa casa não utilizando aditivos e com ingredientes naturais.


Vamos substituir os carbohidratos pelo açúcar, para obtermos o sódio vamos utilizar sal das cozinhas e o potássio vamos utilizar um substituto do sal, o bicarbonato de sódio.

Para darmos sabor à bebida, vamos utilizar sumo natural, sumo de pacote ou sumo concentrado. A diferença vai estar na diluição (quantidade de água).

Normalmente a proporção utilizada é de 1 a 1,5g de sal para 1 litro de líquido.

O teor de açúcar vai variar de acordo com o seu gosto pessoal ou de acordo com as suas necessidades energéticas.
Deve ter em atenção que o excesso de açúcar diminuí a taxa de absorção da água e só deve por isso ser usado após o exercício como forma de reposição de carbohidratos.


A receita varia conforme o tipo de sumo que vai utilizar.

Se na preparação da sua bebida energética utilizar sumo de pacote (pacotes pequenos) escolha um sumo sem açúcar para poder controlar a quantidade que deseja diluir. Junte a 1 litro de água 40 a 80 gramas de açúcar, 1 a 1,5 gramas de sal e o sumo.

Se preferir fazer o concentrado de sumo tenha em atenção as instruções de cada concentrado. Deve prepará-lo conforme a embalagem.

Geralmente 1 pacote de Tang concentrado dá para um litro. Misture o sumo já preparado em 800 ml de água e junte 1 a 1,5g de sal. Pode dividir o conteúdo de sal entre sal e bicarbonato de sódio ou outro produto substituto de sal à venda no mercado.

Se preferir ser mais rigoroso na preparação ou se quiser utilizar todo o sumo que preparou pode fazer a seguinte conversão com base nas medidas que já foram indicadas mais acima:

240 ml de Gatorade contém:

a) 14 gr açúcar

b) 110 mg sódio

c) 30 mg de potássio

convertendo para um litro:

59 gr de açúcar

458 mg sódio (mais ou menos 1 colher de café)

125 mg potássio (mais ou menos meia colher de café)

Para o sumo natural esprema diretamente da fruta 500 ml de sumo. Adicione 1 a 1,5 g de sal e junte 500 ml de água. Esta é a opção mais natural e saudável.


felicidade, sorrisos, mulheres, risota

Apesar do exposto, e para si que ainda não ficou satisfeito ou satisfeita com a dica que demos, vamos dar mais  cinco alternativas, sendo uma delas em vídeo, à preparação anterior.




Bebida energética à base de ginseng ou ginko:
Numa panela pequena, coloque cerca de quatro sacos de chá ou ginko ginseng num litro de água quente.
Adicione duas medidas ou porções de adoçante que preferir (pode ser açúcar branco, mel, melaço ou mesmo adoçante) e, finalmente, incorpora dois saquinhos de chá de ervas à sua escolha. Aqueça e deixe em infusão. De seguida, filtrou-se e deite o filtrado num recipiente com meia xícara (chávena) de suco (sumo) de limão espremido na ocasião. Esta bebida é boa para beber durante o dia. Em qualquer altura.

Bebida energética à base de limão e mel:
Outra opção também bastante saudável, consiste em misturar 1/3 de xícara de suco de limão e ¼ de xícara de mel, misturado num litro de água. Adicione uma pitada de sal e uma pitada de bicarbonato de sódio. Deixe em repouso num lugar fresco, num recipiente coberto.

Bebida energética à base de cacau:
para preparar esta bebida, vai precisar de:
a) 200ml de leite frio (pode ser de vaca, de soja, de arroz, de coco ou outro)
b) uma banana madura
c) uma colher de chá de cacau em pó
d) uma pitada de canela
e) uma colher de de chá de mel
f) Cacau em pó para polvilhar

Colocar todos os ingredientes num robot de cozinha ou num copo alto e bater durante uns segundos até a banana estar completamente desfeita e começar a aparecer aquela “espuma” própria dos batidos.

Colocar num copo alto e polvilhar com cacau em pó. Beba de seguida.
  
Bebida energética à base de morango:
No liquidificador, coloque:
a) meia xícara de morangos frescos ou congelados,
b) duas colheres de sopa de mel
c) três colheres de sopa de leite em pó desnatado
d) um pêssego (fresco ou enlatado) descascado e cortado em pedaços
e) duas colheres de sopa de suco fresco espremido de um limão
f) dois cubos de gelo.
Mexa bem para fazer uma massa leve.

É um pequeno-almoço ideal para começar o dia ao máximo.