O bolor (ou mofo) aparece quase sempre associado a locais húmidos e com pouca ventilação.
O bolor é o fungo Penicillium notatum, que é uma espécie de bolor. Este bolor é inclusivamente usado na fabricação de penicilina. Remover o bolor da sua casa, pode ajudar a prevenir o parecimento de doenças alergénicas.

Se tem bolor na sua casa o que deve fazer?

a) Mantenha a casa arejada – Sempre que possível abra portas e janelas. Deixar tudo fechado para se proteger do frio não é solução. O ar fresco e o vento são ótimos aliados no combate ao mofo – então, deixar a casa sempre bem ventilada ajuda bastante. Todas as semanas, deixe as portas e as gavetas dos armários abertas durante pelo menos uma hora, para deixar o ar circular;


b)Identifique e resolva a causa do bolor

- Existem no mercado desumidificadores elétricos que podem ser instalados dentro do guarda roupa ou na parte inferior das paredes do closet ou do quarto - funcionam aquecendo e secando o ar que passa por eles.
Verifique se há algum vazamento na zona, ou infiltração.

c) Protegendo de futuras infiltrações e humidade

Se o bolor se encontra na sua parede, lixar bem a parede. Limpar com Lisoform Bruto (a limpeza também poderia ter sido feita com cloro ou água santitária). Deixar secar bem.

Depois passar três mãos de Vedapren Branco Parede com o objetivo de vedar a superfície da parede.
Mais uma vez deixar secar bem.

d) Crie uma barreira entre a parede e o Guarda-Roupa

Se o mofo apareceu dentro do seu guarda-roupa, então forre a parede com cortiça ou isopor (esferovite em Portugal). deste modo, qualquer humidade condensada entre o armário e a parede não passará para o guarda-roupa.

Respiradouros no corpo dos armarios tambem são indicados, pois garantem o fluxo de ar e a ventilacao adequada.

e) Armários – Seguindo o princípio anterior, deixar as portas dos armários abertas para ventilar pode aliviar o problema do mofo. Você também pode colocar pedaços de giz (sim, estes para quadro-negro) dentro dos armários. Eles são ótimos para absorver umidade. Já nos armários da cozinha, você pode forrar as prateleiras com papel-toalha. Além diso, se você colocar pequenos pedaços de cravo-da-índia nos armários – eles trarão um aroma gostoso e não muito forte.
Pense em deixar o armário afastado cinco centímetros da parede para evitar contato com uma possível infiltração. E caso isso ocorra, contrate um profissional de sua confiança para consertar o problema o mais rápido possível, antes que todo o móvel seja prejudicado;
Após limpar o armário com um pano humedecido é sempre importante deixá-lo aberto até que ele se seque completamente;
Caso a humidade já tenha deixado manchas no armário, utilize água sanitária para ajudar a eliminar todo o problema nos locais atingidos;
Organize o seu armário periódicamente ( pelo menos a cada três meses). Quando fizer essa organização lembre-se de retirar todas as roupas do interior do armário para não as sujar e não atrapalhar o processo de higienização;
 Limpe bem todos os cantos do armário. É uma boa opção a utilização de um pano húmido com sabão neutro.
Quanto terminar a limpeza, analise as peças de roupa. Aproveite para arrumar apenas as que vai usar nessa estação do ano. As que não pensa usar arrume-as em outro lugar.


f) Tratando o armário já infestado de bolor

Se o mofo já se alojou no seu armário, tente as seguintes soluções:

Poderá cortar o fundo do armário afetado e colocar um novo. Se existir mofo nas portas e no corpo do armário, poderá tentar limpar e arejar o armário. Limpe com cloro ou Lisoform Bruto e depois deixe secar muito bem num dia bem quente.
Outra solucao para efetuar a limpeza é realizar uma mistura de água e álcool em proporcões iguais.

Na limpeza, poderá tentar várias soluções para ver qual é a melhor solução para o seu caso.

Depois da limpeza efetuada, coloque uns recipientes desumidificadores. Estes poderão conter gesso, giz escolar, saquinhos de arroz, pedaços de carvão, etc.

Se o cheiro a mofo persistir, coloque recipientes com vinagre dentro dos armários para absorver o cheiro. Polvilhe bicarbonato de sódio. Limpe o armário. Depois da limpeza, volte a guardar as roupas. Se as limpezas não resultarem, só há uma solução: comprar um novo armário.


g) Como evitar cheiro de bolor no inverno

Se o problema do bolor, no seu caso, não é tão intenso (só se manifesta no inverno ou nas alturas em que chove) poderá utilizar as seguintes dicas para resolver o seu problema:

- Evite guardar roupas recém passadas à ferro - espere que elas sequem bem e arrefeçam.
- Evite guardar roupas em sacos de plástico - evite todo o tipo de plástico dentro do armário.
- Faça um rodízio frequente das peças de roupa - tire para arejar, mude de lugar, lave peças que não são usadas há muito tempo.
- Quando lhe for possível, areje bem o armário e ponha as roupas ao Sol
- Crie uma rotina de limpeza dos armários - limpe com água e vinagre branco, Lisoform ou com uma mistura de água e álcool em proporções iguais (vai depender do acabamento do seu guarda roupa). O importante desta dica, é que faça uma boa limpeza de tempos a tempos.

Também poderá gostar de ler os seguintes assuntos relacionados com bolor:

Como remover bolor dos seus livros

Como remover bolor dos seus sapatos