Acabou de comer uma laranja ou de espremer umas quantas laranjas, para beber o seu sumo. Atirou as cascas da laranja para o lixo? Não faça isso!

Mandar as cascas da laranja para o lixo, é desperdiçar uma fonte de nutrientes, carregada de benefícios medicinais. A casca da laranja pode conter cerca de sessenta flavonóides, e mais de cento e setenta fitonutrientes, essenciais para a manutenção da saúde da pele e do sistema imunológico.



Propriedades medicinais e uso estético.

A casca de laranja pode ser comparada à casca da maçã, quando se fala em propriedades medicinais. Ingerir a casca da laranja regula e otimiza o aparelho digestivo. Remove gases, azia, eructação (arrotos) ácida, e náuseas, ajudando até a equilibrar o apetite. Este produto natural (casca de laranja) é de grande utilidade no combate ao colesterol e aos triglicéridos, inclusive em pessoas que sofrem com tais condições devido ao excesso de peso.

A casca da laranja auxilia no tratamento de problemas nas vias respiratórias, tratando a asma e reduzindo a tosse, por exemplo. Um de seus compostos, a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer (cancro em Portugal) de cólon. Para as finalidades descritas, há que beber uma colher de chá do pó de casca de laranja num copo de água mineral, pelo menos três vezes na semana.

Quando em forma de óleo essencial, são potencializadas as propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Este óleo, também é um excelente sedativo, podendo ainda ser inalado para acalmar os nervos. Se quer afastar a insónia, ou criar um ambiente “tranquilizador” em sua casa, ferva duas mãos cheias de cascas secas num litro de água, deixando em ebulição durante vários minutos, para que o aroma fique a “pairar” no ar.

Para a beleza, o óleo essencial da casca de laranja é especialmente indicado para corrigir a pele oleosa. Hidratar a face previamente limpa com algumas gotas, transforma a tez, deixando-a macia e suave. Para os demais tipos de pele, pode-se usar o pó da casca de laranja. Humedeça uma boa quantidade, e esfregue com suavidade na face. Este esfoliante remove células mortas e cravos, proporcionando mais brilho. Já uma máscara com este pó húmido, remove manchas escuras, e age contra espinhas com pus, e contra a acne. Deixe atuar durante dez minutos, duas vezes na semana.

Para fazer o pó de casca de laranja em casa, deixe a casca de laranja a secar ao sol, até que mude para uma coloração mais escura. Depois, passe por um processador de alimentos. Se não tem um processador de alimentos, então use um pilão.